Raquel Martins

Sobre o Autor
About the Author


Raquel cresceu em Moçambique nos anos 60, num ambiente propício ao desenvolvimento criativo, rodeada de música clássica, literatura e obras de arte. Nesta atmosfera sonora, intelectual e visual, Raquel desperta para o belo e a arte projecta-se no seu futuro. Aos 8 anos, Raquel dizia que queria ser pintora. Esta sua obsessão começou assim que frequentou as primeiras aulas de ciências e anatomia.

Em 1974, parte com a família para Joanesburgo, África do Sul e em 1982, mudam-se definitivamente para Portugal. Aqui inicia a sua carreira artística como retratista e dedica-se exclusivamente à vida artística. No princípio dos anos 90, em visita a Paris, entrou em contacto com as obras de Braque, Modigliari, Picasso, entre outros, o que viria a exercer uma grande influência na sua vida artística. Contudo, a sua principal fonte de inspiração vem a ser o paysagismo abstracto da pintora portuguesa Maria Helena Vieira da Silva.

Toda a obra de Raquel evoluiu não só pelo apuramento da técnica mas sobretudo pela sensibilidade do seu olhar sobre o mundo. Tanto no abstraccionismo como no figuracionismo, a artista procura dinamismos e surpresa mas também organização. Esta dualidade encontra-a nas cidades, como Lisboa, com os seus edifícios de épocas diversas, de diferentes géneros arquitectónicos, de cores marcantes, que se reflectem nas suas obras.

http://carredartisteslx.blogspot.pt/p/raquel-martins.htmlhttp://carredartisteslx.blogspot.pt/p/raquel-martins.htmlhttp://carredartisteslx.blogspot.pt/p/raquel-martins.htmlhttp://carredartisteslx.blogspot.pt/p/raquel-martins.html